2 de janeiro de 2013

Contos e Prosas - apresenta a criação de:


A Bola e o Futebol

A bola não é só ela, é o que está à frente dela,
É o que ela representa e vai disso muito além...
É a pequena esfera representante da esfera maior (mundo),
Escolhida como instrumento de emoções, sonhos e sentimentos.
Em sua esférica, rechonchuda e legais dimensões,
Ela  é o esporte coletivo mais praticado no mundo.
Ela é aquela que é disputada, pleiteada, concorrida,
Centímetro a centímetro por vinte e dois homens,
Em uma arena verde numa luta pertinaz e ferrenha
Para que a tenha em um ínfimo instante na ponta do pé,
Poder com ela bailar, conduzindo-a em determinação
Numa dança frenética as balizas adversárias.
É o balé do toque até que culmine no momento maior,
De glória e extremo êxtase, o instante gooolll.
Ela tem o simultâneo poder absoluto de em um só instante,
Fazer sofrer a aprazer partes em competição.
Ela é o monumento de euforia, frustração, entusiasmo e alegria.
Em seu corpo perfeito, rola suavemente o chão gramado, ou abre as asas em giro e voa... 
Sua graça, corre o mundo, é notícia, se engaja no mundo político e apolítico.
No mundo feminino é meio vista como rival dos sonhos, ela é absoluta fantasia.
No mundo masculino é bem-querer, quase total unanimidade.
Ela é poder de sedução, de conquista, é poder de atração.
É amada, cortejada, chama para si, toda atenção de uma multidão,
Ela é concentração, graça, vivacidade, objeto veneração.
Em seu mágico encantamento ela inebria, entorpece, é o fascínio da ilusão.



Lufague
Direitos Autorais Reservados ®
* Clique no banner e conheça o blog da autora.
___________________________________________________________________________________

15 comentários:

POR TODA MINHA VIDA disse...

Lufaque...Até que em fim posso falar contigo !!! Belo conto ...gostei muito das figurações que fizestes e do belo destino a que o entendimento chega ...simplesmente perfeito ...Por favor diga-me como comentar teus post no seu blog pois tenho vontade de fazê-lo mais não consigo viu um grande abraço Pedro Pugliese

Carmen Lúcia.Prazer de Escrever disse...

Olá Lufague,muito bem colocado seu poema!A bola,principalmente para nós brasileiros é o motivo de grandes alegrias!Os meninos começam bem pequenos a bricarem com a bola e almejam o grande sonho em tornarem-se jogadores famosos.
Ainda não conheço seus trabalhos,mas farei uma visita e com certeza irei adorar.Parabéns!

Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.com

Lua Singular disse...

Olá Lufague.
Eu não aprecio futebol, mas adoro rodopiar a bola por muito tempo em meu dedo e pensar: o mundo gira tão depressa e não nos damos conta.
Bola é a paixão dos homens e de muitas mulheres, faz divisa, rola o mundo em busca do prazer e do dinheiro.
Gostei
Lua Singular

Escritora de Artes disse...

Oi Lufague,

Gostei da criatividade...

Abçs

Escritora de Artes disse...

Oi Lufague,

Gostei da criatividade...

Abçs

VIVENDO A VIDA ASSIM... disse...

Olá amiga, gostei da tua descrição falando do poder que a bola tem sobre nós (no futebol, claro!). Ela traz a paixão e os sonhos de nações, de gente humilde e rica, de homens e mulheres, tudo misturado na ilusão de trazer pequenas e grandes alegrias. Beijos, Suzana (Vivendo a vida assim...)

Projeto de Deus 👏 disse...

Oi Lufague!

Um lindo e criativo poema.

Parabéns!

Elvira Carvalho disse...

Uma dissertação poetica muito bem feita.
Um abraço e um excelente 2013


Aproveito também para desejar um excelente 2013 a J. R. Viviani.

Bento Sales disse...

Olá, amigo Lufaque!

Seu texto é muito interessante e inteligente.
Diria até que é uma gol de placa.
Como a bola fez surgir grandes gênios, merece sobremaneira ser retratada tão bem num texto assim.
Grande contribuição que desta ao evento do amigo Viviani!

Abraços a ambos.

Zilani Célia disse...

OI LUFAGUE!
É A PRIMEIRA VEZ QUE LEIO ALGO DE TUA AUTORIA E ACHEI, MUITO INTERESSANTE E CRIATIVA TUA FORMA DE ESCREVER.
UM ABRAÇO E MEUS PARABÉNS PELA BELA PARTICIPAÇÃO.
AMANHÃ ESTAREI AQUI COM MEU TEXTO ESPERO QUE VENHAS ME VISITAR TAMBÉM.
ABRÇS
http zilanicelia.blogspot.com.br/ClickAQUI://

Evanir disse...

Seu texto muito me agradou
não sou fanática mais tenho meu time do coração.
Lido texto!!
Aqui estarei amanhã mais como já disse no comentário do outro texto de hoje .
A coisa esta ruim pro meu lado meu computador esta no concerto desde antes do Natal.
O note não me ajuda muito fica difícil por conta da minha visão.
Beijos no coração,Evanr.

Lufague disse...

Olá poetas,Pugliese,Carmem Lúcia,Darli,Escritora de Artes,,Vivendo Asssim,Mary,Elvira, Bento Sales,Zilani, Evanir, quero agradecer todas as carinhosas manifestações ao meu texto,Peço desculpas também por não ter acompanhado como queria esse Evento generoso do amigo J.R, estava de férias de quase tudo,(viajando) rsrs, mas deixo aqui meu carinho e certamente irei acompanhar cada blog em sua riqueza poética, porque poesia só faz bem...Muito grata a todos e um Feliz 2013 de inspirações...

maria barros disse...

Amioga, este belo poema onde você usa magistralmente o instrumento chave do esporte mais praticado e amado desse mundão é parte integrado de uma coleção dos mais belos, inteligentes e reflexivos poemas, crônicas, pensamentos, prosas e mais e mais, que eu já li... Para mim, Você está sempre entre os melhores de todos os tempos e bem o sabes, pois que já o disse tantas e tantas vezes e repito agora...Parabéns por toda sua maravilhosa obra! Abração dessa amioga e irmã de coração que te ama e admira demais!
Maria Barros

Nádia Santos disse...

Não sou fã de futebol, mas parabenizo vc pela criatividade do texto. Um abraço.

Patricia P. Galis disse...

Meus sinceros parabéns fez um poema e tanto.