8 de maio de 2012

Crônica da obra:


Olá prezada leitora e caro leitor, hoje lhes apresento minha crônica após a leitura do livro “Reaprendendo a Sonhar” do autor Edson Simon; vamos a ela.




REAPRENDENDO A SONHAR
                   
                     O Jardim Secreto

Autor: Edson Simon
Editora: Novo Século  
Gênero: Romance
Edição: 2011 

SINOPSE:
Até onde é preciso ir para realizar um sonho?
Douglas fez sua opção, mas ele teve que lidar com as consequências.
Reaprendendo a sonhar – O jardim secreto é uma narrativa sobre essa trajetória.
Nessa história o que aparentemente é dramático pode ser a redenção.

SUMÁRIO DA OBRA:
O início do livro se dá com o protagonista Douglas Eufrásio, – um jovem executivo bem-sucedido, casado e pai de um menino de nove anos, narrando, ao se apresentar, reminiscências familiares de infância. Daí pra frente passa a narrar sua conversa com o taxista que o leva ao aeroporto para retorno à sua cidade natal no Estado de Santa Catarina, e todo desenrolar desse romance se dá durante esse trajeto. Empolgado com a atenção e a simpatia de Seu Alberto – o taxista – passa a contar as razões de ter vindo à grande metrópole. Quando entra outro personagem na história: Cláudio Gomes, – seu meu amigo de há tempos e companheiro de trabalho; um sujeito folgado, solteiro e “boa vida”. Cujos contatos eram sempre “regados” a uísque. Um dia quando veio – disse ao taxista – Cláudio o leva a um bar depois do trabalho, e lá bebem a “rodo”; empolgados com a conversa ao recordar os poemas que escrevia, era uma dose atrás da outra. Muitas doses depois, comete sua grande besteira, - aceita dirigir ao voltar ao hotel. Embriagado, acaba atropelando uma mulher a levando à morte e fugindo. Toda trama do livro, daí pra frente, gira em torno desse incidente.
Desse dia em diante, sua vida, sua realidade, se transformou completamente, – o poeta perdeu a rima. Perdeu a inspiração, perdeu a esposa, o filho, os familiares; a bebida tornou-se a sua companheira e sua vida um caos. Perdeu tudo o que mais amava, lhe dando absurdo remorso ao lembrar-se dos seus sonhos e aspirações.  

Sonhar é bom, entretanto viver o sonho é algo indescritível. Tem coisas que só o coração entende, não conseguimos explicar apenas com palavras”. pág. 20.

Entretanto, apesar de tudo, buscava ainda dar sentido à sua vida. Buscava esquecer aquela noite fatídica, mas, lamentavelmente, foi profundamente afetado, – já não era mais o mesmo.
Felizmente, chega a boa nova, e chega exatamente com o amigo – Cláudio, lhe sugerindo retratar tudo o que viveu em um livro – um romance, o que talvez fosse uma forma de se redimir do erro, não por ter atropelado, mas sim, por estar bêbedo e de ter fugido e, com isso, ter uma nova chance...   
Para isso, – para escrever o livro, buscava inspiração e acabou encontrando ao ouvir uma canção de Raul Seixas: “Movido a Álcool”. 

Veja, um poeta inspirado em Coca-Cola que poesia mais estranha ele iria expressar”. pág. 34

Era tudo o que mais precisava ouvir e mergulhou fundo nesse novo propósito, pois enfatizava sua vontade de mudar.
Nesse ínterim, outros personagens aparecem: Osmar – o Cabeça e Seu Jorge, reforçando e lhe dando mais inspiração para escrever. Não demora, entra outro personagem: Denise, uma moça que lhe toca suscitando desejo. Todavia, ao conhecê-la, a impressão da beleza dela que teve ao longe, vai por água-abaixo já se lembrando da frase de Machado de Assis em “Memórias Póstuma”:

Não digo que lhe cabia a primazia da beleza, pois o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos para as sardas e espinhas”. pág. 42.

A moça era atraente, sem dúvida, mas não era tudo aquilo que havia imaginado, mas, mesmo assim, acabam tendo relacionamento, principalmente pelo fato de tê-la livrado do ataque de um sujeito, o que acontece exatamente em um beco com muitos indigentes deitados pra cá e pra lá pelo chão. Pra surpresa, no meio desses tantos, vê Seu Jorge. Apesar de ser um indigente, pela simpatia e experiência de vida que o homem demonstrava acaba aceitando-o como seu mestre lhe orientando ao escrever seu romance exatamente no local em que o homem dizia ser o seu “jardim secreto”, – um terreno baldio entre edifícios. Com isso, com as orientações que recebia e pela admiração que passou a ter pelo homem, sua empolgação de escrever ganhava forças...
Encantado com o tal “jardim secreto” do homem, passou a valorizar ainda mais e entender melhor todas as coisas vividas, procurando retratá-las o quanto mais e enfatizando suas importâncias. Num dia daqueles, por vingança – imaginava, é atacado pelo mesmo sujeito que atacara Denise no beco ameaçando-o de morte com uma faca. Entretanto, depois de se livrar do sujeito identifica: era o mesmo sujeito que o viu cometer o atropelamento da mulher. Mas por que atacá-lo? – perguntava-se. Teria o sujeito alguma ligação com a mulher? Com as dúvidas busca saber quem era a mulher. E é quando descobre de que a mulher era simplesmente a mãe de Denise. O que fazer? Confessar ou não? Essa agora era sua dúvida crucial! Nessas tantas idas e vindas de pensamentos dúvidas e incertezas e de contatos com Denise, exatamente no “jardim secreto”, além de confessar, soube que Seu Jorge não era ninguém mais do que o pai dela e que se transformou em um indigente com o inconformismo pela morte da esposa. Se não bastasse, dias depois, vê cair por terra Seu Jorge, – morto a tiros por vingança, pelo mesmo sujeito que o havia atacado. Depois disso, sentindo a alma lavada por ter confessado seu erro tanto à moça como ao homem antes da sua morte, volta pra sua casa tentando se reconciliar com a esposa; não só o faz como termina de escrever seu romance e o tem publicado por uma editora.  

MINHA OPINIÃO:
Trata-se de uma história intrigante, forrada de mistério, enigmas e de sobressaltos instigando à leitura. Mas que, em essência, mostra como uma atitude irresponsável, inconsequente, pode, de uma hora pra outra, implodir levando a destroços tudo o que na vida se construiu. As narrativas são discorridas de forma soberba e com os personagens muito bem caracterizados. Um livro bem formatado o que facilita e torna a leitura agradável. Não usa os tradicionais capítulos, e sim, é subdividido em partes nomeadas como epílogos em uma novela. Gostei muito da obra e, portanto, julgo recomendadíssima. Não deixe de lê-la, pois vale à pena.     

Para adquirir o livro clique na capa na coluna: Recomendo indo ao site do autor e boa leitura!