15 de abril de 2012

Crônica da obra:

Prezada leitora e caro leitor, lhes apresento minha conclusão da leitura do livro de autoria da escritora Jemima Pompeu: Vizinhos de Útero – Irmãos Gêmeos; vamos a ela:



VIZINHOS DE ÚTERO

   IRMÃOS GÊMEOS


Autor: Jemima Pompeu


Editora: Clube de Autores


Edição: 2012


nº de páginas: 295









SINOPSE:

A obra é um resumo de informações colhidas entre março de 2010 a março de 2012. Um projeto totalmente dedicado aos gêmeos adultos e familiares que se tornou referência no assunto. Devido ao sucesso das postagens no site da autora conotado através da crescente audiência demonstrando interesse, a autora resolveu transformar o assunto em um livro, que agrega, de forma simples e objetiva, algumas de suas descobertas do mundo dos gêmeos encontradas em dois anos de pesquisa.

Nessa obra, a autora além de contar um pouco da própria história, também reúne relatos com fotos enviados por gêmeos (famosos, anônimos, sobreviventes e familiares).

SUMÁRIO:
A obra contém relatos das experiências de vida de irmãos gêmeos muito interessantes e até curiosos, que eu jamais imaginava pudessem ocorrer, incluindo os da própria autora.

"Só quem é gêmeo sabe o que significa a experiência de compartilhar o útero" 

Em capítulos muito bem divididos, o que facilita por demais a leitura e a compreensão dos fatos, são narrados em linguagem simples e clara o depoimento de gêmeos colhidos pela autora ao logo dos anos e ao redor do mundo, – não só no Brasil; indo desde pessoas simples até gente famosa como Suzy Rêgo e Fernando Vieira que fazem, individualmente, duplo prefácio na obra, por serem, não entre si, gêmeos também. Em Curiosidades, – um dos capítulos - entre outros, um me chamou atenção, onde a autora destaca de que gêmeos idênticos não são exatamente uma raridade. Praticamente todo mundo conhece ou tem um caso na família, entretanto, gêmeos que trabalham na mesma empresa, usam o mesmo uniforme, fazem entregas em motos da mesma cor e modelo, nas quais até as inicias das placas são iguais, isso sim é raro, – um caso único. E além do mais, por incrível, o contato desses foi dado por irmãs também idênticas. O livro contém relatos de gêmeos adultos, gêmeos famosos, gêmeos sobreviventes e de familiares. Relatos de experiências vividas que jamais imaginaríamos. 

Nesses depoimentos encontrasse frases que aclaram dúvidas que acredito todos nós temos, frases como: 

“A maioria das pessoas pensa que os gêmeos têm uma conexão telepática, mas isso nem sempre acontece; embora, já tivemos em situações (separados) que inexplicavelmente sentimos a mesma coisa”. Diz um deles. 

Noutros conotam até orgulho de serem: 

“Ser gêmeo é ter um amigo confidente, um companheiro para sempre”.

Outros tantos curiosos de gêmeos idênticos e que vão desde os hilários até os de lamento e inconformismo, não com eles propriamente, mas com as pessoas: 

“Quando éramos pequenos, nem nossa família sabia quem era quem. A única maneira de saberem era olhando para o meu joelho – onde eu tinha verruga”. Afirma outro. 

“Uma conhecida ligou para minha cunhada perguntando se eu tinha outra mulher, pois era muita cara de pau eu cumprimentá-la toda hora com uma mulher diferente”. A mulher confundia o irmão com ele ao passar de braços com a esposa. 

 “Quando éramos crianças, tudo era novidade, éramos a diversão na escola. Mas à medida que envelhecemos as piadas e as perguntam cansam. As pessoas esquecem que somos indivíduos, mas ainda assim, ser gêmeo é um presente da mãe natureza”. 

“Como a maioria dos gêmeos, detesto ser comparada à minha irmã, pois me parece sempre aquele show de aberrações, de comparação e contrastes, que me afasta”. 

MINHA OPINIÃO:

Já pela capa me agradou, – pela expressão angelical e encantadora das duas meninas. Um livro muito interessante, inusitado, curioso e atrativo, ricamente ilustrado por belíssimas fotos de gêmeos, com cada qual expressando suas opiniões e passando suas experiências de vida; uma obra diferente a tudo que estamos acostumados, que apara arestas ou esclarece dúvidas que possamos ter sobre o tema. Narrado impecavelmente e subdividido de forma que facilita o entendimento. Páginas brancas, com texto bem formatado e diagramação de fácil leitura. Uma obra que na minha avaliação é mais do que ótima, – é excelente e que, portanto, eu recomendo. Não deixem de ler, tenho certeza absoluta que gostarão.

Para adquirir o livro clique na figura da capa na capa do livro e boa leitura!
_______________________________________________________________