22 de abril de 2012

"O Poço do Visconde" - Monteiro Lobato:


Minha prezada leitora e caro leitor, vocês sabem o que motivou Monteiro Lobato a escrever o livro: “O POÇO DO VISCONDE”, – obra destinada ao público infanto-juvenil? Se souberem não custa recordar, pois é um fato histórico da nossa literatura; então vamos lá:  


Entre os anos de 1920 e 1930, Lobato percebeu que, com a evolução da indústria automobilística americana, o petróleo teria nas décadas vindouras significativa importância econômica para o Brasil. Idealista e visionário que só ele, convicto disso, fundou a Companhia Petróleos do Brasil e passou a década de 1930 fazendo levantamentos geofísicos e prospecções, num esforço seu, privado, à revelia das políticas oficiais. Além de perfurar poços nas mais diversas regiões, por sua livre e espontânea vontade, fazia também palestras instigando os meios de comunicação a discutir a relevância do petróleo para a independência econômica do Brasil. Com isso, Lobato foi considerado um lunático, pois os técnicos do governo afirmavam que o Brasil não tinha nem poderia ter petróleo. Incrédulo com tudo, ironizando os que assim pensavam e, ao mesmo tempo, querendo suscitar dúvidas no jovem, escreveu uma de suas mais importantes obras infanto-juvenis: “O POÇO do VISCONDE”, cuja publicação se deu em 1937, na qual, além de suscitar as dúvidas que era o propósito: o de sensibilizar o jovem leitor quanto à importância do tema para o progresso da nação e, ao mesmo tempo, dentro do projeto pioneiro de literatura paradidática, possibilitar através do livro o aprendizado da geologia de forma prazerosa e divertida.

Sua publicação sofreu severas críticas, visto que no livro o Visconde de Sabugosa afirmava, categoricamente, de que havia petróleo no Brasil enquanto os técnicos do governo afirmavam que não. Nessa obra, através de brincadeiras das crianças, Lobato registrava sua luta em defesa da exploração do petróleo por empresas nacionais e pela soberania do Brasil no setor.



O POÇO DO VISCONDE


Capa da 1ª Edição.

Ano: 1937

Editora: Companhia Editora Nacional (*)



(*) editora fundada em 1925 por Monteiro Lobato e Octalles Marcondes Ferreira.








Monteiro Lobato
A imaginação criativa de Monteiro Lobato, como antecipando um sonho, descreve o Visconde de Sabugosa como o responsável intelectual ensinando geologia aos demais, já que era intenção de todos perfurarem o primeiro poço de petróleo brasileiro situado exatamente no Sitio do Pipapau Amarelo. 

A empolgação dos personagens era tanta, que depois de acaloradas discussões entre Dona Benta, Tia Anastácia, Narizinho, Marquês de Rabicó, Pedrinho e o Visconde de Sabugosa, a opinião da boneca Emília acabou prevalecendo e ela fez questão, imitando os americanos, de dar nome ao poço: Caraminguá nº 1. 

Na solenidade de inauguração do poço, Pedrinho colocou um letreiro em letras garrafais que dizia:

“Salve! Salve! Salve! Deste abençoado poço – Caraminguá nº 1, a 9 de agosto de 1938, saiu, num jato de petróleo, a independência econômica do Brasil”.

Vejam vocês que ironia, mesmo com suas ideias julgadas utópicas e considerado um lunático, Monteiro Lobato insistiu no tema escrevendo uma obra infanto-juvenil para através dela “cutucar” as autoridades e alertar a opinião pública, e o resultado está aí! Ninguém podia imaginar o que acontece hoje com o Brasil, – a despeito dos atuas políticas de exploração do setor – um dos maiores produtores de petróleo do mundo. 

E a literatura brasileira, felizmente, em função da prepotência, arrogância e “burrice” eu diria por parte do setor governamental na época, foi premiada com uma inquestionável obra-prima. 


“O POÇO DO VISCONDE” ainda é encontrado em muitas livrarias espalhadas pelo país. E eu não tenho nem o que falar sobre o livro, a não ser, dentro da minha mesquinhez, recomendar a leitura, pois é um livro, além de encantador pela sagacidade e astúcia manifestada através das brincadeiras hilariantes, jocosas e não menos criativas dos personagens, também uma manifestação de brasilidade sem igual; com certeza, quem não leu, irá adorar. 
_______________________________________________________________________